Urologia > Patologias

Câncer de rins

Câncer de rins
O uso de técnicas de imagem como ultrassom (US) e tomografia computadorizada (TC) aumentou a detecção de CCR assintomático. Ainda, durante os últimos 10 anos, as taxas de mortalidade estabilizaram e diminuiram acentuadamente em alguns países europeus. O pico de incidência de CCR ocorre entre 60 a 70 anos de idade. A profilaxia mais eficaz é evitar o tabagismo e a obesidade.

Mais de 50% dos casos são diagnosticados incidentalmente. Em seu curso clínico natural, os tumores de rim permanecem assintomáticos e não palpáveis até tardiamente, quando surgem os sintomas da tríade clássica com dor no flanco, hematúria macroscópica e massa abdominal palpável.

Anteriormente o tratamento curativo padrão era a nefrectomia radical com remoção completa do rim que continha o tumor juntamente com a gordura perirenal e a fáscia de Gerota, mas atualmente recomenda-se a cirurgia poupadora de néfrons Nefrectomia parcial). A nefrectomia radical é recomendada para pacientes com crescimento tumoral avançado, quando a ressecção parcial não é tecnicamente possível devido a localização desfavorável do tumor, ou quando as condições gerais de saúde do paciente não permitem. A ressecção completa do CCR primário tanto por cirurgia aberta como por cirurgia minimamente invasiva oferece uma chance razoável de cura.

Fonte SBU

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.