Urologia > Patologias

Hiperplasia Próstata benigna

Hiperplasia Próstata benigna
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição muito prevalente entre os homens. Essa alteração apresenta relação direta com o envelhecimento, presença de hormônios sexuais e genética. Cerca de 50% dos indivíduos acima de 50 anos terão HPB. Aos 90 anos, essa condição afeta cerca de 80% dos pacientes.

Embora tenha alta prevalência, nem todos os portadores de HPB apresentam sintomas clínicos. Cerca de metade dos pacientes apresentará alguma queixa decorrente dessa doença, e aproximadamente 30% dos homens necessitarão realizar algum tipo de tratamento para HPB no decorrer de sua vida.

O crescimento da próstata leva à obstrução de saída da bexiga e consequente redução do fluxo urinário – esse mecanismo é o responsável pelo aparecimento dos sintomas.

As principais queixas desses pacientes são redução do jato urinário, esforço para iniciar a micção, gotejamento terminal, micção intermitente, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de urinar várias vezes à noite.

A escolha do melhor tratamento é realizada individualmente, de acordo com a intensidade das queixas, tamanho da próstata e comorbidades do paciente. Diversas opções de tratamento estão disponíveis, desde modificações dos hábitos de vida até procedimentos cirúrgicos invasivos.

Fonte SBU

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.