Urologia > Patologias

Incontinência urinária

Incontinência urinária
Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Distúrbio mais frequente no sexo feminino e pode manifestar-se tanto após a menopausa quanto em mulheres mais jovens.

Tipos e Sintomas

a) Incontinência urinária de esforço – o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se;

b) Incontinência urinaria de urgência – caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;

c) Incontinência mista – associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

O tratamento da incontinência urinária por esforço pode ser realizado através de fisioterapia ou cirúrgia. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento pode incluir orientações dietéticas e comportamentais, fisioterapia, uso de medicamentos para controlar as contrações involuntárias da bexiga. Em alguns casos refratários ao tratamento ou com efeitos colaterais adversos, pode ser necessário uso de toxina botulínica intravesical ou neuromoduladores.

Fonte SBU

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.