Urologia > Patologias

Infecção urinária de repetição

Infecção urinária de repetição
As infecções do trato urinário (ITUs) constituem um problema grave de saúde, parcialmente devido a sua ocorrência frequente. A ascensão de microrganismos para dentro da uretra é a via mais comum, especialmente causadas por organismos de origem entérica (isto é, E.Coli e outras enterobactérias). Este fato fornece uma explicação lógica para a maior freqüência de ITUs em mulheres do que em homens e devido ao aumento de risco de infecção após sondagem ou manipulação da bexiga por sondas e outros instrumentos.

O diagnóstico é firmado através da história clínica e exame físico que pode dispensar muitas vezes a realização de exames laboratoriais. A cultura de urina é o exame de escolha para o diagnóstico definitivo, principalmente nas pacientes que com infecção urinária de repetição.

Mudanças de estilo de vida que envolvem aumento na ingesta hídrica, cuidados íntimos e uso de medicações compõem as medidas que podem evitar a ocorrências de novas infecções.

O uso de antibióticos deve ser sempre ponderado junto ao médico especialista, pois o uso indiscriminado de medicações pode levar à resistência bacteriana, aumentando as chances de internação hospitalar.

Fonte SBU

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.