Urologia > Urgências

Apendicite

Apendicite
Apendicite aguda é a causa mais frequente de cirurgia de emergência. Apesar dos avanços com as novas técnicas de diagnóstico e tratamento, um em cada mil pacientes pode falecer, e um em cada 100 pacientes pode ter algum tipo de complicação. Em crianças muito pequenas, idosos e grávidas essa doença pode ser muito desafiadora.

O quadro habitualmente inicia-se com perda do apetite, associado à dor abdominal difusa que depois de algumas horas localiza-se na fossa ilíaca direita. Pode ocorrer ainda febre, vômitos e alterações intestinais como diarreia.

Atualmente com a maior oferta de exames de imagem atrelados a um exame físico minucioso a apendicite pode ser diagnóstica logo nos primeiros dias e ser submetida ao tratamento cirúrgico seja ele convencional ou vídeolaparoscópico.

Casos arrastados ou que fizeram uso anterior de antibióticos podem levar à destruição das estruturas próximas ao apêndice e necessitam de uma análise criteriosa do cirurgião sobre a melhor forma e momento de tratar os pacientes.

Fonte CBC

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.