CIRURGIAS >

Endourológica

Endourológica
Nas últimas décadas, observou-se uma grande mudança no tratamento da litíase renal devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas cirúrgicas. Hoje raramente é necessário o uso de cirurgia convencional para o tratamento de cálculos renais, a não ser em casos refratários ou com doenças associadas.

O tratamento endourológico pode ser realizado tanto pela uretra de homens e mulheres e também fazendo pequenos orifícios no corpo para que seja possível acessar os rins ou a bexiga.

Nos acessos via uretral utilizamos os aparelhos cistoscópio, ureteroscópio semi rígido e ureteroscopia flexível onde conseguimos tratar a bexiga, ureteres e rins respectivamente. Esses são procedimentos de baixo risco e em que podemos liberar os pacientes no mesmo dia.

Quando realizamos a cirurgia através de um pequeno corte na pele, em especial na cirurgia renal percutânea o paciente necessita de ao menos 2 dias de internação para que qualquer sangramento seja monitorado e alta se faça de forma segura. Utilizamos esse tratamento para cálculos maiores de 2,0cm.

dr. William
Mosquin Simões

  • Médico formado pela Faculdade de
    Medicina da USP.
  • Cirurgião Geral formado pelo Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da USP.
  • Urologista formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Doutorando em Ciências sobre Litíase Urinária pela Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
william-mosquin-simoes-urgencias-interna

quer agendar uma consulta?

Agende uma consulta e receba orientação especializada.